Prêmio Diário Contemporâneo anuncia vencedores


Prêmio Diário Contemporâneo: série Confluências do Coletivo Parênteses (SP)

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia divulgou no dia 13 de março os vencedores do concurso, que estréia sob o tema Brasil Brasis. Octávio Cardoso (PA), Paulo Wagner Oliveira (PA) e o coletivo Parênteses (SP) foram os escolhidos nas categorias Brasil Brasis, Diário do Pará e Diário Contemporâneo, respectivamente.
Foram 247 inscrições, de 45 cidades brasileiras. Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 10 mil, além uma ajuda de custo para produção dos trabalhos, no valor de R$ 1.200 – que será conferida a todos os artistas selecionados. Nesta primeira edição, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografa teve na comissão julgadora o curador Eder Chiodetto, a fotógrafa e pesquisadora Claudia Leão e o fotógrafo e curador geral do projeto, Mariano Klautau Filho. O trabalho de seleção foi exaustivo: consumiu três dias analisando o material enviado pelos fotógrafos.


A seleção dos trabalhos pela comissão julgadora foi realizada em três dias.

‘A quantidade de bons trabalhos foi o nosso grande problema’, brinca Mariano Klautau Filho. Por isso, o Prêmio decidiu ampliar o número de selecionados de 20 para 25, além de conceder menções honrosas a quatro fotógrafos: Felipe Nunes Pamplona (PA), Flávio Cardoso de Araújo (PA), Walda Marques (PA) e Gina Dinucci (SP).
Entre os 25 escolhidos, muitos artistas novos e de todas as regiões do Brasil, o que atesta a amplitude do concurso e a renovação na produção contemporânea brasileira. O prêmio recebeu inscrições do Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.


Flávio Araújo (PA) é um dos quatro artistas que receberam Menção Honrosa

‘Conseguimos definir um conjunto de bons trabalhos que refletem uma diversidade incrível: a imagem em seu tom mais clássico, documental, propostas conceituais, vídeos, interações entre vídeo e objeto, instalações. Ficamos impressionados tanto pela quantidade quanto pela qualidade dos trabalhos’, diz Klautau. ‘Pudemos argumentar, ouvir, contemporizar e afinar a discussão entre os membros da comissão. Ainda assim, foi bem difícil’, completa Cláudia Leão.
Para Eder Chiodetto, curador, a qualidade dos trabalhos enviados reflete a maturidade dos fotógrafos. “Saio [de Belém] muito feliz. Existe de fato uma rede que começa a fazer circular informações sobre fotografia. Noto que os fotógrafos estão interessados em construir um corpo de trabalho mais coeso. Isso revela maturidade”, avalia.

Ontem, no dia 30 de março, abriu a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com os trabalhos dos 25 artistas selecionados pelo concurso, que estréia sob o tema Brasil Brasis. As obras permanecem em exposição até o dia 30 de abril, no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), em Belém.
São 55 trabalhos que convidam a um grande passeio pela arte contemporânea brasileira, os novos caminhos, apostas, suas possíveis direções. Entre os selecionados, quatro vídeos, cinco instalações que articulam foto, objeto e vídeo; além de uma série de três pinturas. Se a proposta do prêmio era pensar o Brasil em toda sua complexidade, nada como louvar a linguagem fotográfica a partir de sua diversidade poética.


Prêmio Diário do Pará: Sem Título. Paulo Wagner (PA)
Além da grande mostra, o projeto, que tem curadoria geral assinada pelo fotógrafo Mariano Klautau Filho, possibilita a formação dos artistas por meio de ciclo de palestras, oficinas, encontros com artistas e atividades de arte-educação, em uma programação inteiramente gratuita que segue até o final do mês de abril.
A comissão de seleção do prêmio foi formada pelos artistas Cláudia Leão, fotógrafa, pesquisadora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Eder Chiodetto, jornalista, fotógrafo, curador independente, crítico de fotografia do jornal Folha de S.Paulo e mestre em Comunicação e Artes pela USP; e Mariano Klautau Filho, curador geral do projeto, fotógrafo, pesquisador, consultor da Associação Fotoativa e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.


Série Água Pesada, de Pedro Motta (MG), compõe a mostra no MUFPA

Além dos artistas selecionados, a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia homenageia os fotógrafos paraenses Dirceu Maués e Cláudia Leão, que participam do salão como artistas convidados. Dirceu expõe a vídeo-instalação De Outeiro a Berlim e Cláudia exibe trabalhos das séries O rosto e os outros e Protocolo de infinitas imagens cotidianas, esta última mostrada em Quito, no Equador, e ainda inédita em Belém.
CONFIRA OS ARTISTAS SELECIONADOS:

Premiados
Prêmio Diário Contemporâneo: Coletivo Parênteses (SP)
Prêmio Brasil Brasis: Octávio Cardoso (PA)
Prêmio Diário do Pará: Paulo Wagner Oliveira (PA)
Menção Honrosa
Felipe Nunes Pamplona (PA)
Flávio Cardoso de Araújo (PA)
Walda Marques (PA)
Gina Dinucci (SP)
Selecionados
Carlos Alexandre Dodoorian (São Paulo)
Alberto Bitar (PA)
Yuki Hori (SP)
Eliezer Souza Carvalho ( PA)
Mateus Sá Leitão de Castro Soares (PE)
Felipe Pereira Barros (SP)
José Eduardo Nogueira Diniz (RJ)
Eurico de Alencar Filho (PA)
João Alberto Menna Barreto Moura Jr (RS)
Celso de oliveira Silva (CE)
Pedro Motta (MG)
Kenji Arimura (SP)
Grupo UMCERTOOLHAR (SP)
Rodrigo Torres dos Santos (RJ)
Flavya Mutran (PA)
Haroldo Bezerra Saboia Filho (CE)
Sofia Dellatorre Borges (SP)
Flávio Damm (RJ)
SERVIÇO
Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, de 30 de março a 30 de abril no Museu da UFPA (av. Governador José Malcher, 1192). Informações: (91) 3224-0871/ (91) 8421-5066 e no sitewww.premiodiariodefotografia.com.br. Realização: Diário do Pará – RBA. Apoio: Vale.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s