Participe do Dia Mundial da Fotografia Pinhole

No dia 25 de abril será comemorado o Dia Mundial da Pinhole. O site http://www.pinholeday.org/org/ convida qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo  a deixar de lado, por um instante o mundo altamente tecnológico em que vivemos e participar desta data, tirando uma fotografia pinhole. Quem estiver interessado em participar, deve escanear sua imagem fotográfica e enviar para este site. Esta fotografia fará parte da galeria on-line anual de celebração do Dia Mundial da fotografia pinhole.

Este site possui 3203 imagens de  fotógrafos de 70 países.Todas as fotografias desta coleção foram fotografadas sem lente, com a câmera pinhole. Veja a baixo, algumas fotografias desta galeria:
Foto: Piet Facklem – Alemanha

 

Foto: N.Smith – Austrália

 

Foto de Pedro Gil – Portugal

 

Foto de Saroch Hong Thony – Tailândia

 

Foto de Sue Denhalm – Nova Zelândia

O Dia Mundial da fotografia pinhole acontece anualmente no último domingo do mês de abril. Ele foi estabelecido para celebrar o prazer da pura criatividade em usar como meio a fotografia sem lente. Um dispositivo tão simples como uma caixa de papelão com um pequeno furo pode criar imagens inspiradoras.

 O que é a técnica pinhole?
Uma câmera pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, “buraco de alfinete”. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples, pois utiliza qualquer caixa preta a em que a luz não penetre.De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da  câmera, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada para a parede oposta ao orifício ao contrário.Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura  tem que ser um furo pequeno na ordem de 0,02 polegadas (0,5 mm) ou menos. O obturador  da câmera pinhole geralmente consiste de uma mão espalmada ou de algum material à prova de luz para cobrir e descobrir o furo. As câmeras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmeras  convencionais devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a até mais de uma hora.

câmeras pinhole

** VEJA NESTE SITE O MANUAL PARA VOCÊ CONSTRUIR SUA CÂMERA PINHOLE: http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/frame.html

*** VEJA NESTE VÍDEO A CONSTRUÇÃO DA CÂMERA PINHOLE: http://www.youtube.com/watch?v=amOqmolX0iE

Anúncios

Um comentário sobre “Participe do Dia Mundial da Fotografia Pinhole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s