Conversas fotográficas no Lasar Segall com Walter Firmo

“Com a cor e a coragem”

Foto de Walter Firmo/Imã Foto Galeria

Walter Firmo tratará sua experiência pessoal e as transformações que viveu percorrendo jornais e revistas, os inúmeros free-lancers, comendas e prêmios no decorrer de sua carreira. Também falará sobre sua atuação como diretor do Instituto Nacional da Fotografia e de suas experiências atuais como professor. Walter , que ministra aulas do ‘Universo da Cor “aqui na Íma Foto Galeria em São Paulo todas as segundas-feiras.

“Creio que a verdadeira função de uma fotografia é sobre tudo educar, levando ao espectador sempre algo de novo: o ato de ver uma fotografia será sempre um ato de conhecimento”, diz Walter Firmo.

Fotógrafo carioca formado em fotojornalismo, Walter Firmo estreou no jornal “Última Hora” em 1957. Trabalhou nos mais importantes veículos de imprensa brasileiros como o “Jornal do Brasil” revista “Realidade”, “Manchete”, “Veja” e “Istoé”. Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE. Desde então o fotógrafo dedica-se a disseminar seu conhecimento fotográfico proferindo cursos por todo o país. Expôs nos principais centros culturais do país e do exterior, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1963, o Golfinho de Ouro, em 1985. Foi contemplado nove vezes com o Prêmio Internacional de Fotografia Nikon. Editou os livros – “Walter Firmo: Antologia Fotográfica”, “Paris parada sobre imagens”“Rio de Janeiro cores e sentimentos”. Seu acervo perpassa fatos relacionados a temática social brasileira, por meio do registro do folclore e da cultura, além de personagens típicos, de norte a sul do país, e de célebres figuras nacionais.

Palestrante: Walter Firmo
Tema: A cor e a coragem
Data: 29 de Maio de 2010
Horário: sábado, das 15h30 às 17h30
Local: Museu Lasar Segall – Auditório Paulo Emílio Salles Gomes (90 lugares)
Endereço: Rua Berta, 111 – Vila Mariana – Tel. 11.5574.7322
Inscrições: no dia do evento, na portaria do museu, por ordem de chegada
Aberto ao público

**O projeto Conversas fotográficas no Segall traz a idéia da reflexão sobre a linguagem fotográfica na atualidade, encontros  com conversas entre profissionais e interessados que são levadoas a pensar a arte da fotografia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s