Nelson Paim lança o livro: ‘Olhe de Perto!Macrofotografia e Close-up”

capa do livro de Nelson Paim

O fotógrafo e professor, Nelson Paim que ministra o Curso Básico de Fotografia aos sábados, aqui na Ímã Foto Galeria acaba de lançar o livro “Olhe de Perto. Macrofotografia e Close-up”,um guia prático da fotografia feita a curtas distâncias. Em nosso blog disponibilizamos algumas páginas do livro com  dicas criativas e diferenciadas,usando recurso simples do dia-a-dia, para se  produzir uma boa fotografia.

 

Close-ups e macrofotografias com câmeras digitais compactas

página 24

Trecho da página 24 – O reduzido tamanho dos sensores e sua influência na distância focal das pequenas lentes dessas compactas são fatores que reduzem uma das maiores dificuldades da macrofotografia,ou seja, ampliam as pequenas profundidades de campo observadas normalmente numa câmera de filme ou numa digital full frame. O automatismo total faz com que resultem muito práticas para o registro do dia a dia, mas seus recursos nem sempre são importantes para a fotografia propriamente dita.Gravam pequenos vídeos geralmente com áudio,produzem uma infinidade de “efeitos especiais”, algumas contam com recursos incríveis como “detector de faces” e até disparam automaticamente quando alguém sorri.

O Teleconverter  – Anel de inversão

páginas 30 e 31 

Trechos da página 30) O Teleconverter
Na Macrofotografia, os teleconversores são utilizados para potencializar a ampliação,ou seja,multiplicar a proporção.Exemplo:uma objetiva macro que fotografa até 1:1, com converter de 2x, produzirá ampliação de2:1.
Dependendo da qualidade do conversor,pode ocorrer perda de qualidade ótica , pois ele é dotado de elemento ótico próprio. Os teleconversores podem ser utilizados em conjunto com inversores de objetivas ou tubos de extensão, mas há uma ordem correta de montaem, isto é , o conversor deve estar sempre junto ao corpo da câmera. Depois,virão os tubos de extensão e a objetiva.

 Anel de Inversão
Permite que uma objetiva seja fixada à câmera pelo lado contrário, isto é, com a parte frontal unida ao corpo da máquina fotográfica. Esse recurso proporciona boa qualidade ótica. A desvantagem fica na perda dos automatismos como foco automático e fotometria que se dará apenas em modo manual.É um dos acessórios mais econômicos e eficazes na obtenção de fotos close-up. A objetiva mais usada na inversão é a fixa de 50mm que permite ampliações próximas a 1:1.

Manopla com rebatedor – Braços articulados

página 42 e 43

Trecho da página 43) Braços articulados: são extremamente úteis na iluminação dirigidacom a utilização de dois flashes, mas também podem ser utilizados com luz contínua.Nesse caso,podemos afixar nos braços duas lâmpadas do tipo “spot” – tungstênio, fluorescente ou de leds.

 

 

Luz Contínuapágina 61

Trechos da página 61) Uma improvisação interessante é a utilização dessas luminárias com lupa.Retire a lente central e use a lâmpada em Anael envolvendo a objetiva. Você terá uma iluminação frontal e contínua. Atenção ao White Balance para correção da temperatura de cor. Geralmente essas luminárias usam lâmpadas fluorescentes que geram pouco calor. Lâmpadas do tipo spot e até uma pequena lanterna de mão podem resolver a iluminação nos close-ups, mas devemos estar atentos à temperatura de cor, corrigindo-a sempre que necessário através dos recursos do White Balance.

 

Pedras preciosas, jóias,objetos espelhados

página 63

Trechos da página 63) Os objetos que geram muitos reflexos, geralmente trazem dor de cabeça ao fotógrafo amador, pois simplesmente  espelham tudo ao seu redor, incluindo câmera,luz,fotógrafo etc…
Existem sprays que tiram o brilho das superfícies, mas o resultado final geralmente não agrada pois altera a característica da superfície do material fotografado.
Os melhores resultados são obtidos com o uso das “cabaninhas” de tecido translúcido que abrigam o objeto e são iluminadas por fora (com flashes ou luz contínua)criando um ambiente sem reflexos.Elas têm apenas um orifício por onde é inserida. Seu tamanho dependerá do formato do objeto fotografado.Existe no mercado alguns modelos prontos, ma esse é o tipo de equipamento que pode ser feito em casa.

 

Sobre Nelson Paim:

Professorer do curso Básico de Fotografia aos sábados, na Imã Foto Galeria.Publicitário paulistano, atuou em veículos de comunicação, agências de publicidade, foi coordenador da Secretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República e chefe da divisão de publicidade da Radiobrás.
Paralelamente a essas atividades, desde a década de 70 dedica-se à fotografia. Foi sempre um estudioso da matéria e mais recentemente desenvolveu cursos baseados em suas experiências e em seu prazer de fotografar. Além dos aspectos técnicos, seus cursos, palestras e workshops dão especial atenção aos aspectos subjetivos da fotografia, como a visão fotográfica, linguagem, composição, equilíbrio estético, ou seja, itens que realmente fazem diferença no resultado final das fotos e inclusive no desenvolvimento pessoal e profissional. Seus alunos deixam de simplesmente tirar fotografias para tornarem-se criadores de imagens – tal o incentivo à criatividade gerado em suas aulas.
Explorando o lado lúdico das técnicas fotográficas, transforma a atividade em algo apaixonante. “O olhar bem desenvolvido enxerga tudo de maneira mais criativa e crítica. E os resultados desse processo logo aparecem nas fotos, assim como no trabalho e até na auto-estima das pessoas”.

Por: Daniela Pinheiro
.

Anúncios

3 comentários sobre “Nelson Paim lança o livro: ‘Olhe de Perto!Macrofotografia e Close-up”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s