Descoberta de um abrigo secreto militar leva a um ensaio fotográfico

Ziyah Gafic, nos transporta para o mundo subterrâneo de um abrigo secreto militar, em “Tito´s Bunker”. Construído pelo líder iugoslavo Josep Tito e seu exercito entre 1953 e 1979, no Konjic uma pequena cidade da Bósnia, o abrigo ocupa um espaço de 6500 metros quadrados e é composto por 12 blocos ligados.

Parecido com um labirinto complicado, com áreas residenciais, salas de conferencias, escritórios, salas de planejamento estratégico e outras áreas funcionais. A construção e existência deste local foi mantido em segredo ate o inicio da década de 1990, quando finalmente foi revelado. Herdado pelo exercito bósnio “Bunker Tito” ainda está operacional e fora dos limites para os visitantes.

Ziyah Gafic nasceu em 1980 em Sarajevo, na Bósnia, onde começou sua carreira como fotógrafo profissional em 2001. Seu trabalho consiste em imagens de sociedade em conflito e de transição, e as conseqüências da guerra. Desde 1999, tem projetos concluídos na sua Bósnia-natal, bem como a Palestina, Israel, Curdistão, Iraque, Ossétia, em Ruana, na Chechênia e no Afeganistão.

Seu trabalho está exposto em diversos lugares, incluindo Visa Pour I´image, Les Rencontres d´Arles e Fóvea Editions, além de ser publicado em algumas das principais revistas e jornais do mundo, como: Amica, Time, Newsweek, The New York Times Magazine, The TelegraphMagazine, La Repubblica, L’Espresso e Tank.

O ensaio fotográfico sobre as conseqüências da guerra da Bósnia foi publicado no livro “Contos de um mundo globalizado” pela Thames & Hudson, enquanto uma seleção de suas fotografias estão incluídas nas visões diversas da fotografia contemporânea, tais como “A Fotografia como Arte Contemporânea”, por Thames & Hudson.

O fotógrafo ganhou o Prêmio Kodak Jovens Repórteres e várias honrarias World Press Photo, em 2002. No ano seguinte, a Photo District News nomeou Gafic um artista emergente em 2003, além de ganhar o Grand Priz Discovery of the Year “Rencontres du Photographie de Arles”, e ser nomeado para o fotógrafo da UNICEF do Ano.

Assista o slideshow do ensaio fotográfico: http://player.viistories.com/index.php#entryId=272

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s