Foto do dia 03 de agosto Tiago Santana/Ímã Foto Galeria

Esta fotografia faz parte do trabalho publicado, o livro Benditos, uma invesrtigação de oito anos em Juazeiro do Norte. Esse trabalho foi vencedor do prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte (RJ), em 1995.

 O fotógrafo Tiago Santana é natural de Crato, município localizado no interior do Ceará, vizinho a Juazeiro do Norte. E foi em meio a esse universo de religiosidade, muito em função da romaria do Padre Cícero, que Santana iniciou o seu envolvimento com a fotografia. “Por conviver com esse universo visualmente tão forte”, explica o fotógrafo. “Porque lá, realmente, para quem não conhece, é um celeiro de cultura popular, arte popular, de grupos folclóricos. Sem falar na questão da religiosidade, das romarias em si. É uma coisa muito rica, e isso influenciou muito na minha infância”, comenta Santana. O fotógrafo fala que chegou a fazer Engenharia Mecânica, mas a lembrança “daquelas imagens” sempre  ficou muito presente na sua cabeça “ Através de um evento de fotografia promovido pela Funarte- Semanas Nacionais de Fotografia –foi que eu percebi que existiam pessoas discutindo fotografia, pensando fotografia. Aí isso me despertou mais ainda neste universo. Então, eu fui, aos poucos , deixando a Engenharia e mergulhando realmente de cabeça na fotografia. E com o objetivo principal de fazer um trabalho sobre aquele meu desejo maior, sobre aquele universo de Juazeiro do Norte, onde eu nasci”.

Deixe um comentário

