Foto do dia 19 de agosto: Félix Nadar

Em homenagem ao dia mundial da fotografia

O grande Félix Nadar, ícone da fotografia do século XIX, fez narrativas fotográficas temporais que culminaram na imagem do leito de morte de várias personalidades do mundo artístico e político, entre eles Victor Hugo, Gustavo Doré, Rodin. Seu filho Paul Nadar continuou a tradição e é de sua autoria a conhecida imagem fúnebre do Imperador D.Pedro II feita em 1891, em Paris, que marca definitivamente o fim do império.

Felix Nadar, popularmente conhecido por Nadar, nasceu em Paris, e além de caricaturista do jornal ilustrado Le Charivari em 1848, trabalhou como fotógrafo e jornalista. Criou, nesse mesmo ano, a Revue Comigue e o Petit Journal pour rire. Tirou suas primeiras fotografias em 1853,  e cinco anos mais tarde, ao sobrevoar Paris num balão de ar quente, tornou-se a primeira pessoa a tirar fotografias aéreas.

Em meados de 1863, Nadar construiu um enorme balão de ar quente, com cerca de 6000 m3, chamado Le Géant (“O Gigante”), inspirando Julio Verne na sua obra na sua obra Cinq semaines en ballon (Cinco Semanas em Balão). Foi criada a “The Society for the Encouragement of Aerial Locomotion by Means of Heavier than Air Machines”, com Nadar como presidente, e Júlio Verne como secretário.

Em Abril de 1874, cedeu o seu estúdio de fotografia a um grupo de pintores (Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Cézanne, Berthe Morisot e Edgar Degas), numa altura em que o impressionismo era rejeitado pela crítica, o que lhes possibilitou apresentarem a primeira exposição de impressionismo, sem ser no Salon des Refusés (Salão dos Recusados).

Em 1885, fotografou Victor Hugo na sua cama, esperando a sua morte. É referido como sendo o autor da primeira “entrevista fotográfica” (do químico Michel Eugène Chevreul). Tirou também fotografias com motivos eróticos.

A 21 de Março de 1910, Nadar faleceu, tendo sido enterrado em Paris, no cemitério do Père-Lachaise.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s