“Estética do (in) visível”, em São Paulo

Para homenagear o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Senac São Paulo apresenta a exposição gratuita do fotógrafo esloveno Evgen Bavcar. Deficiente visual, Bavcar exibirá 15 fotos com o tema Estética do (in)visível que retratam diversas fases de sua produção. A abertura da mostra, acessível também ao público não vidente, será realizada no próximo dia 25 no Senac Consolação, e trará também fotografias dos alunos deficientes visuais do Centro Universitário Senac. Após a abertura, a exposição gratuita ficará em cartaz na unidade Lapa Scipião entre os dias 26 de agosto e 17 de setembro.

Várias ações estão programadas com Evgen Bavcar e os alunos do Senac, além das atividades abertas ao público, incluindo uma palestra com o fotógrafo no dia 24, na unidade Consolação, e no dia 25 a exibição do filme Ensaio sobre a Cegueira e um simpósio com os fotógrafos profissionais Fernando Fogliano e Ronaldo Entler sobre a estética do visível e do invisível. A inspiração para as atividades veio do projeto Alfabetização Visual, criado pelo professor de fotografia João Kulcsár, que capacita deficientes visuais a usar a fotografia como forma de expressão.

“A visita do Bavcar ao Brasil representa a oportunidade de expor e discutir o seu trabalho e estética. O objetivo é provocar as questões que nascem da lógica entre a luz e o escuro para o público vidente e não vidente”, explica João Kulcsár, professor do Bacharelado em Fotografia do Senac São Paulo e idealizador do projeto.

Os interessados podem obter mais informações no site http://www.sp.senac.br ou pelo telefone (11) 3475-2200. A participação é gratuita.

Sobre Evgen Bavcar

Doutor em estética pela Universidade Sorbonne, em Paris, o esloveno Evgen Bavcar, deficiente visual desde os 12 anos de idade, mudou-se para a França na juventude, onde estudou e se tornou professor de fotografia. Filósofo, cineasta e fotógrafo, Bavcar é considerado no circuito internacional da arte como um dos mais importantes artistas contemporâneos. No Brasil, foi um dos protagonistas do documentário Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho, exibido com muito sucesso no país em 2002.

Programação

24 de agosto, terça-feira

• 19h30 – Palestra com Evgen Bavcar, O Olhar Invisível – Senac Consolação – Auditório Nobre (Térreo)

25 de agosto, quarta-feira

• 16 horas – Exibição do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meireles, com audiodescrição

• 19 horas – Palestra com os fotógrafos Fernando Fogliano e Ronaldo Entler, Percepções da Imagem

• 20 horas – Abertura da exposição fotográfica Estética do (in) visível, com fotos de Evgen Bavcar e dos fotógrafos deficientes visuais do projeto Alfabetização Visual do Centro Universitário Senac. Acessível a deficientes visuais (fotos com relevo e texto em Braille). Presença do fotógrafo Evgen Bavcar.

Local das atividades: Senac Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 228, Térreo

Serviço:

Estética do (in)visível (Evgen Bavcar)
Abertura da exposição
Data: 25/8
Horário: às 20 horas
Local: Senac Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 228, Térreo
Informações: (11) 3475-2200
Curadoria: João Kulcsár
Gratuito (vagas limitadas, sujeitas à lotação dos espaços)

Estética do (in)visível (Evgen Bavcar)
Exposição
Data: 26/8 a 17/9
Horário: 2ª a 6ª, das 9 às 21 horas e sábados, das 9 às 16 horas
Local: Senac Lapa-Scipião. R. Scipião, 67 – Lapa.
Informações: (11) 3475-2200
Gratuito

Fonte: www.vounessa.terra.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s