Livro fotográfico revela a importância do tratamento domiciliar no país

NOVO LIVRO DO FOTÓGRAFO ANDRÉ FRANÇOIS, DE VOLTA PARA CASA, ABORDA HISTÓRIAS SOBRE O TRATAMENTO MÉDICO EM CASA NO BRASIL

Quem são e como vivem os pacientes atendidos pelo tratamento domiciliar no Brasil? Como conseguir acesso ao sistema? Como as famílias lidam com as necessidades de medicamentos, equipamentos médicos e adaptações na casa? Esses questionamentos foram o ponto de partida para o novo trabalho do fotógrafo André François: De volta para casa – Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil, que será lançado no dia 08 de dezembro, a partir das 19h, na FNAC Pinheiros, em São Paulo.

Foto: André Francois

O tratamento domiciliar no Brasil ainda é pouco conhecido e divulgado. No entanto, uma demanda cada vez maior de pessoas precisa de suporte médico em suas casas ao invés de ficar internadas em um leito hospitalar. Essa dinâmica é mais barata para o governo e traz mais qualidade de vida para os pacientes, que podem desfrutar do aconchego da família.

 Foram histórias desse universo que motivaram o fotógrafo André François, que atua na área de saúde desde 2005, a percorrer mais de 20 mil quilômetros, nas cinco regiões do Brasil, em busca de famílias que recebiam esse tratamento médico e de profissionais de saúde que se dedicam diariamente a atender e cuidar desses pacientes. Assim, o fotógrafo captou cerca de 15 mil imagens em mais de 60 casas visitadas, tanto em grandes centros urbanos, como São Paulo e Curitiba, que contam com uma boa estrutura médica e hospitalar, quanto em regiões isoladas, como reservas indígenas na Amazônia, com pouco acesso ao sistema de saúde.

 Como a atividade ainda é muito nova no Brasil, não há uma formatação oficial de políticas públicas pelo SUS que regulamente o atendimento domiciliar. Porém, muitos municípios já preveem parte de seu orçamento na área da saúde para programas que oferecem esse tratamento. Na esfera dos planos de saúde e atendimento particular, muitas operadoras de saúde já fornecem o serviço.

Foto: André François

De volta para casa

 Editado pela OSCIP ImageMagica, com patrocínio do VitalAire – Air Liquide, o livro pretende, em delicadas imagens e depoimentos emocionantes, incentivar o debate sobre os benefícios que a proximidade com a família pode trazer para a recuperação ou o bem-estar do paciente e mostrar as dificuldades para conseguir acesso ao tratamento domiciliar.

Com cerca de 200 páginas e 80 imagens, a obra traz histórias de pacientes, familiares e equipes de saúde que vivenciam o dia a dia dessa realidade, como a pequena Maria Carolina Leuzenski, que, devido à distrofia muscular, passou os dois primeiros anos de vida no hospital e, após conseguir que o convênio arcasse com os custos do atendimento em casa, pôde ir para o seu lar e finalmente frequentar a escola. Ou a médica Ana Lúcia Tomazzini, que atua na área há 10 anos e tem como postura cuidar da pessoa e não de uma patologia.

Foto: André François

Oficinas de fotografia

 Somando-se às fotos de André François, o livro traz também uma série de imagens feitas pelos próprios personagens, que, convidados pela equipe educacional da ImageMagica, demonstraram em fotografias o que para eles significa poder ser cuidado em casa. O resultado são imagens e legendas feitas pelos participantes que evidenciam como é importante para os pacientes e seus familiares a presença dos profissionais do atendimento domiciliar, e, para estes, o quanto trabalhar na área é gratificante. Reunidas em comoventes fotografias, essas narrativas ensinam que a noção de bem-estar vai além de questões econômicas: está presente no relacionamento humano, em busca da tão almejada qualidade de vida.

Dados

 De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento da expectativa de vida para os próximos anos vai gerar uma legião de pessoas que ficará idosa por longo tempo e, portanto, suscetível às doenças crônicas. Além deles, o tratamento domiciliar contempla também pacientes portadores de doenças degenerativas, insuficiência pulmonar, incapacidade significativa, em cuidados paliativos ou que estão em reabilitação. Segundo dados do Núcleo Nacional das Empresas de Assistência Médica Domiciliar (NEAD), o setor no Brasil conta com aproximadamente 170 empresas especializadas em atendimento de saúde domiciliar. A maioria delas está localizada em São Paulo e emprega aproximadamente 15 mil profissionais da área de saúde, que atendem 30 mil pacientes por mês. Dessas empresas, 73% têm como clientes planos de saúde, e 20% são serviços do SUS. Ainda de acordo com o estudo, as despesas para manter um paciente no sistema home care chega a ser 30% mais econômico do que a internação hospitalar.

ANDRÉ FRANÇOIS

André François, 44 anos, depois de um longo percurso na fotografia, criou em 1995 a organização ImageMagica, com o objetivo de utilizar o poder da imagem para desenvolver a percepção e a reflexão sobre temas de interesse público, visando a transformação social. Por esse trabalho, recebeu o prêmio da III Conferência Latino-Americana de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde, e foi finalista do Prêmio Empreendedor Social 2006, iniciativa da Fundação Schwab em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. Desde 2005 constrói um abrangente caleidoscópio de imagens sobre a saúde, registrado nos livros: Cuidar – Um documentário sobre a medicina humanizada no Brasil (2006), A curva e o caminho – Acesso à saúde no Brasil (2008) e Escolher e viver – Tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos (2009). Em consequência dos trabalhos realizados, André recebeu importantes prêmios, como o primeiro lugar da Fundação Conrado Wessel, em 2008. No ano seguinte, a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia adquiriu imagens de seu portfólio e o homenageou com uma sala especial. Sua metodologia foi reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Petrobras e Unesco.

VitalAire – Air Liquide

A Air Liquide, líder mundial em gases para indústria, saúde e meio ambiente, tem a satisfação de ter apoiado, por meio da Lei Rouanet (nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), a publicação do livro De volta para casa – Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil, do fotógrafo André François. Presente em 75 países, a Air Liquide tem a preservação da vida como uma de suas missões. A empresa atua no desenvolvimento de energias inovadoras capazes de controlar a emissão de poluentes, recuperar a reutilizar recursos naturais e desenvolver energias para o futuro. À área de saúde, a Air Liquide fornece gases e soluções para sua aplicação, sistemas de ar e vácuo medicinal para hospitais e clínicas, equipamentos para ventilação respiratória e tratamento de distúrbios do sono, além de outros produtos, como réguas e focos cirúrgicos, que integram sua oferta global ao segmento médico. Na área de home care, a empresa atua com o fornecimento de aparelhos destinados ao tratamento de distúrbios do nosso, oxigenoterapia e ventilação assistida. Alexandre Bassaneze, gerente nacional do VitalAire, considera que o livro De volta para casa – Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil é uma importante ferramenta para a divulgação do home care no País. “A proximidade dos familiares é fundamental para o conforto de pessoas que estão sendo submetidas a tratamentos para doenças crônicas. O carinho e conforto que esses pacientes recebem em casa estão retratados de forma muito sensível neste livro”, diz o executivo.

FICHA TÉCNICA

 De volta para casa

 André François

 edição ImageMagica

184 páginas

24,5 x 25,5 cm

 português e inglês 1ª edição / 2010

Preço: R$ 55,00 www.imagemagica.org

Mais informações à Imprensa: Sylvio Novelli – Assessoria em Comunicação Com Sylvio Novelli (sylvio@sylvionovelli.net)

11 3806-1636 e 11 9231-3211

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s