OFICINA DE FOTOGRAFIA – O Retrato da Atividade de Artesãos do Bixiga

A Oficina de Fotografia: o Retrato da Atividade de Artesãos do Bixiga propõe desenvolver aspectos teóricos e práticos do uso dos recursos da imagem fotográfica para retratar o ofício dos artesãos do Bixiga.

Serão apresentados: os usos e funções da fotografia; a técnica fotográfica; a luz e os recursos de captação da imagem; edição e análise da imagem; edição para montagem de exposição.

Em aulas práticas os participantes vão exercitar uma abordagem fotográfica e a gravação de depoimentos, de acordo com mapeamento realizado pelo Projeto.

A oficina é uma das atividades do projeto Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais, que visa mapear os fazeres de artesãos e artistas do bairro a partir da perspectiva de moradores, frequentadores, trabalhadores e dos próprios artesãos e artistas.

Os materiais produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe de mapeamento serão apresentados em forma de website e exposição na Casa de Dona Yayá.

O website apresentará um mapa no qual será possível visualizar lugares e agentes relacionados às artes e ofícios por meio de fotografias, vídeos, depoimentos e cadernos de viagem.

O material produzido pelos participantes da oficina ficará em posse do Centro de Preservação Cultural (CPC-USP), onde no primeiro semestre de 2012 acontecerá uma exposição com os resultados do projeto.

Responsável Sandra Rossi de Araujo Costilhes

Possui formação acadêmica em Artes Plásticas, Bacharelado, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, tem mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA -USP, atua como fotógrafa profissional e como professora universitária desde os anos 90. Atualmente desenvolve ensaio pessoal fotográfico em comunidades artesãs do Brasil e do Peru.

Carga horária: 15 horas

Programa

01/06

aula expositiva – usos e funções da fotografia; técnica fotográfica: a luz e os recursos de captação da imagem;

08/06

aula prática – abordagem fotográfica e gravação de depoimentos; captação da imagem de acordo com o mapeamento oferecido pelo Projeto;

15/06

aula expositiva – edição e análise da imagem;

22/06

aula prática – captação da imagem de acordo com o mapeamento oferecido pelo Projeto;

29/06

aula expositiva – edição e análise da imagem; edição para montagem de exposição.

Requisitos

Possuir câmera fotográfica analógica ou digital (exceto celular);

Possuir conhecimento de informática para descarregar e selecionar imagens;

Em caso de analógica, possuir condições de digitalizar as imagens necessárias para edição.

Público-alvo

Morador, trabalhador ou frequentador do bairro do Bixiga; interessados em fotografia e nas atividades culturais do bairro do Bixiga. Idade mínima de 18 anos.

Vagas: 20 pessoas

Valor: Atividade Gratuita

Datas e horários

01, 08, 15, 22 e 29 de junho de 2011, às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Pré-inscrições

de 19 a 23 de maio

Enviar para o e-mail cpcpublic@usp.br nome completo, vínculo com o bairro do Bixiga (morador, trabalhador ou frequentador), endereço onde mora ou trabalha no bairro ou locais que costuma frequentar, um parágrafo informando o interesse em participar desta oficina e o equipamento de possui.

O material recebido dentro do prazo acima será analisado pelos responsáveis pelo curso com base no perfil do público-alvo.

Seleção

O resultado da seleção será publicado no dia 30 de maio, no site http://www.usp.br/cpc, seção “Agenda”.

Periodo: 01/06/2011 à 29/06/2011
Horário: 14h às 17h
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

Deixe um comentário