IMAGENS HUMANAS de JOÃO ROBERTO RIPER & CARTOLA de JOÃO BITTAR: Duas exposições que acontecem na Ímã Foto Galeria !

SOBRE IMAGENS HUMANAS:

“…A fotografia permite uma pitada de loucura, daquela loucura juvenil que nos impulsiona a fazer as coisas. Nesse tipo de trabalho, em que você pode conhecer tanta gente, existe uma magia que lhe dá a possibilidade de romper com os estereótipos, uma liberdade de fazer aquilo em que você acredita. Se você viajar nesse ideal, seu voo será ainda maior, e se esse voo for na direção das pessoas, sua viagem será ainda mais mágica, transformadora. Isso me excita até hoje.” João Roberto Ripper

O fotógrafo DANTE GASTALDONI, parceiro de Ripper na Escola de Fotógrafos Populares, fala em entrevista sobre o trabalho de João Roberto Ripper.

“Ripper é um indivíduo diferenciado, é um cara muito mais voltado pros outros do que pra ele mesmo.
Criou o Imagens da terra, que é uma cooperativa de gente muito jovem, oriundas das universidades, que o Ripper colocou pra fotografar e documentar as entranhas do Brasil. Foi bastante condecorado, o Ripper, nesse mergulho que ele deu pelo país afora. Este trabalho durou até 1999.

Um outro projeto, mais recente, foi a Escola de Fotógrafos Populares, no Observatório de Favelas do complexo da Maré. É um projeto centrado na idéia de criar fotógrafos documentaristas que pudessem documentar as favelas brasileiras com um olhar endógeno, com um olhar de dentro. Um trabalho que garantiu para esses garotos o prêmio Faz Diferença do [Jornal] O Globo, em 2008.

E o que mais me surpreende é que só em 2009 o Ripper tenha publicado seu primeiro livro, pela editora Dona Rosa Produções, que é o Imagens Humanas. E que foi acompanhado de uma exposição homônima, que desde então está em itinerância pelo país.

…Eu acho que é a hora do Ripper. Ele acabou de ganhar o prêmio Marc Ferrez da FUNARTE, ganhou esse ano também o Prêmio Conrado Wessel.
Acho que o mano Ripper está colhendo agora o muito que tem plantado.”

CARTOLA por JOÃO BITTAR:

Bittar cita ROBERT CAPA para falar sobre a posição do FOTOJORNALISTA:

“O Robert Capa diz: se tua foto não tá boa é porque você não chegou suficientemente perto’. Isso quer dizer que você tem que se envolver com o que faz, tomar uma posição, escolher um campo pra atuar”
Ele continua: ‎”Para se fazer um bom fotojornalismo, com perspectiva histórica no sentido da intenção de documentação, você tem que se conhecer, saber o que você quer” Bittar está falando sobre o jeito coom escolhe encarar o trabalho: a sua pópria postura e o envolvimento com a pessoa fotografada. E nesta exposição, a pessoa fotografada é ninguém menos do que o sambista CARTOLA!

O novo velho sambista…

Não se pode dizer que Cartola seja um membro da Velha Guarda. É mais que isso. Cartola é um pioneiro entre os sambistas do Morro da Mangueira.
Sofreu, em sua vida pessoal e artística, um ostracismo por longo tempo.
Mas depois teve na velhice o reconhecimento por suas composições – graças à descoberta do jornalista Sergio Porto (o dono do pseudônimo Stanislaw Ponte Preta).
Cartola então gravou discos, e, ao lado de sua companheira Zica, teve suas músicas e sua imagem reverberadas pelo mundo no fim da vida; e que seguiram reverberando após sua morte.
Recentemente, em 2006, foi lançado o filme Cartola (de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda), que deu conta de abordar um pouco sobre vida e obra do mestre mangueirense. E muito já foi divulgado e reproduzido a seu respeito. Sua imagem hoje é famosa: costuma ser usada até mesmo para ilustrar calendários, agendas… Estampas de camiseta.
Poderia parecer, portanto, que não podíamos descobrir novas facetas do falecido sambista.
No entanto João Bittar traz à Galeria Ímã algo inesperado: fotografias inéditas de Cartola!
O velho sambista mostrado de jeitos novos.
Um novo olhar. Ângulos diferentes, outros lados do sambista, e lados que ainda eram desconhecidos para nós.

Sejam Bem vindos!

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA ÍMÃ! >> http://www.imafotogaleria.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s