EM AGOSTO, PARTICIPE DAS AULAS ABERTAS (gratuitas) QUE DÃO INÍCIO AOS CURSOS DE FOTOGRAFIA DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011.

Nos dias 08 e 09 de agosto, a Ímã promove aulas abertas com os fotógrafos e professores Vera Albuquerque e João Bittar. Durante os encontros, os alunos têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a programação do curso, além de aprender dicas e conhecer um pouco da bagagem profissional dos professores.

Para participar destas palestras gratuitas, basta ligar para 3816.1290/2594.3687/ 7810.5793 (nextel) ou mandar um email para ima@imafotogaleria.com.br.

Na segunda-feira, dia 08 de agosto, às 20hs é a vez de Vera Albuquerque falar sobre os conceitos básicos da fotografia. Junto aos conhecimentos técnicos serão apresentados e discutidos os elementos expressivos da linguagem fotográfica. E na terça-feira, dia 09, às 20hs João Bittar fala de forma descontraída e bem humorada sobre o curso de fotojornalismo e o mercado de trabalho atual.

Não perca esta oportunidade de conhecer os professores nestas aulas abertas e gratuitas. Inscreva-se já!

Os cursos começam na semana seguinte às aulas abertas. Dia 15 de agosto tem inicio o Curso Básico com Vera Albuquerque, e no dia 16 de agosto o de Fotojornalismo com João Bittar.

Assista aos vídeos produzidos pela Imã para que você possa conhecer melhor o perfil, o conteúdo, a didática e a proposta de cada professor da galeria.

O Curso Básico de Fotografia com a Vera Albuquerque para o 2°semestre da Ímã Foto Galeria começa no dia 15 de agosto de 2011.Todas as segundas-feiras da 20:00h às 22h30.O objetivo deste curso é transmitir aos participantes um conhecimento básico da técnica e da linguagem fotográfica, visando a obtenção de imagens mais perfeitas e interessantes visualmente. O curso é recomendado para quem está dando os primeiros passos na fotografia.

O Curso de Fotojornalismo para o 2°semestre da Ímã Foto Galeria começa no dia 16 de agosto de 2011 Todas as terças-feiras das 20:00h ás 22h30h. O fototojornalismo é a expressão mais importante da fotografia e sua vertente mais profundamente fiel aos seus príncipios democráticos e popularizadores. É a ferramenta mais abrangente do meio imagem porque o jornalismo dá o sentido mais preciso , prático, organizado e didático que a fotografia possa ter. Assim como a fotografia potencializa o jornalismo que a ordena e baliza sua expansão.

Abaixo a programação mais detalhada dos cursos e também os links relacionados a cada professor:

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA COM VERA ALBUQUERQUE

Garanta já sua vaga. Faça sua inscrição

O objetivo deste curso é transmitir aos participantes um conhecimento básico da técnica e da linguagem fotográfica, visando a obtenção de imagens mais perfeitas e interessantes visualmente. O curso é recomendado para quem está dando os primeiros passos na fotografia.

Serão abordados tanto os aspectos relativos a tomada de fotografias, manejo de câmeras, a utilização dos diversos equipamentos. Junto aos conhecimentos técnicos serão apresentados e discutidos os elementos expressivos da linguagem fotográfica como a composição e o aproveitamento criativo da luz, os efeitos conseguidos com filtros e diferentes objetivas, os estilos e os temas na fotografia.

Tanto as aulas sobre técnica como as de elaboração da imagem serão acompanhadas e ilustradas com projeções . No decorrer do curso os alunos serão estimulados a desenvolver um trabalho fotográfico sobre tema de sua escolha e uma visão analítica da prática dos conhecimentos adquiridos. É recomendável o uso de uma câmera convencional com os recursos aberturas do diafragma, velocidades, etc.

Programa
– História da Fotografia;
– Como funciona a câmera e seus equipamentos;
– Diafragma: velocidade e efeitos;
– Escolha e uso das objetivas e filtros;
– O uso do Flash;
– Elementos da linguagem fotográfica: Luz, Cor, Composição, Enquadramento, Planos, Foco, Perspectiva, Forma e a Leitura da Imagem Fotográfica;
– Visitas à exposições fotográficas;
– Exercícios individuais e coletivos de análise fotográfica e indicação de bibliografia especializada;
– Atividade prática: 3 saídas coletivas para fotografar.

Objetivo
– Estimular a percepção para a Luz (Natural e Artificial);
– Apresentar os materiais disponíveis no mercado como negativos, papéis, químicos, etc;
– Trabalhar a linguagem fotográfica dentro do contexto histórico, social e artístico contemporâneo;
– Conhecer as escolas estéticas e principais autores, desenvolvendo a apreciação de imagens significativas da história da fotografia e a obra dos grandes fotógrafos da atualidade, incluindo o acervo da Galeria;
– Visa despertar os participantes para os potenciais criativos da fotografia, vista aqui como um instrumento para a expressão pessoal e artística.

Certificado de Conclusão – os alunos que comparecerem a 80% das aulas ganharão Certificado de Conclusão.

Serviço Curso Básico de Fotografia
AULA ABERTA: 08 de agosto, segunda-feira, as 20hs.
Início do curso: Segunda-feira, a partir de 15 de agosto de 2011
Duração: 4 meses + saídas fotográficas mensais
Horário: das 20hs as 22:30hs.
Valor: 4 cheques pré-datados de R$350,00
Vagas: 20
Ímã Foto Galeria
<b.Rua: Fradique Coutinho, 1239 Vila Madalena
São Paulo/SP – Cep:
Tel: 3816-1290 / 3032-9675
E-mail: ima@imafotogaleria.com.br
http://www.imafotogaleria.com.br

Links relacionados a Vera Albuquerque:aqui você conhece um pouco mais em matérias e noticias relacionadas.

1. Assista ao vídeo da Vera Albuquerque, em que ela conta mais da sua história e também de como será o seu curso.Clique aqui.

2. Programa detalhado do curso Básico de Fotografia.Clique aqui.

3. “Todo mundo pode fotografar”.E bem, segundo Vera Albuquerque! Clique aqui.

4. Galeria de fotos de Vera Albuquerque.Clique aqui.

5. EXPO ALUNOS 2007.Vera Albuquerque e Walter Firmo- alunos finalizam o curso com exposição .Clique aqui.

6. EXPO ALUNOS 2007.1- Confira o resultado do trabalho dos alunos do primeiro semestre de 2007.Clique aqui.

FOTOJORNALISMO COM JOÃO BITTAR

Objetivo
O fotojornalismo é a expressão mais importante da fotografia e sua vertente mais profundamente fiel aos seus princípios democráticos e popularizadores. É a ferramenta mais abrangente do meio imagem porque o jornalismo dá o sentido mais preciso , prático, organizado e didático que a fotografia possa ter. Assim como a fotografia potencializa o jornalismo que a ordena e baliza sua expansão.

A ambição máxima do fototojornalismo continua sendo a de testemunhar ( com a fotografia publicada se possível em larga tiragem ( farta audiência e a baixo custo ) com interesses e técnicas específicos para imprensa ou outros projetos editoriais como fotodocumentarismo e caracteriza-se mais pela finalidade do que pelo produto. É a atividade que pode informar, oferecer conhecimentos através da cobertura de assuntos de interesse jornalístico. Sua história de rupturas e reconfigurações vive hoje uma das suas mais marcantes revoluções com o advento de uma nova plataforma tecnológica que aumenta potencialmente seus poderes e assim demanda novas atitudes e dimensões de pensamento para se entender melhor o cenário onde atuamos.

Nossa proposta é de oferecer um panorama amplo do fotojornalismo ( uma ciência de acumulação e repetição) com sua história e seus personagens . Vamos discutir as técnicas de linguagem, reportagem e edição de fotojornalismo e conhecer o mercado de trabalho ( o docente foi um dos autores da primeira tabela de preços mínimos de fotojornalismo do Brasil) para poder fazer funcionar uma AGÊNCIA DE FOTOJORNALISMO experimental com pretensões de se tornar permanente. Faremos exercícios práticos com idéias, planejamento, execução e distribuição de fotojornalismo. Criaremos um site especial para o curso onde teremos nosso “varal” para pendurar ao sol nossos produtos. Esta será a cara da nossa OFICINA/ALFAIATARIA visual. A fotografia digital e/ou a digitalização das imagens será uma prática constante nos nossos exercícios.

Vamos falar sobre Ética e Direito Autoral como balizadores do ofício de fotojornalista, ver e rever as grandes histórias dos grandes fotojornalistas da história e entender seu significado.

Certificado de Conclusão – os alunos que comparecerem a 80% das aulas ganharão Certificado de Conclusão.

Serviço do curso de Fotojornalismo com João Bittar
AULA ABERTA: 09 de agosto, terça-feira, as 20hs.
Início do curso: Terça-feira, a partir de 16 de agosto de 2011
Duração: 4 meses + 4 saídas fotográficas mensais
Horário: das 20hs as 22:30hs.
Valor: 4 cheques pré-datados de R$350,00
Vagas: 20
Ímã Foto Galeria
Rua Fradique Coutinho, 1239 Vila Madalena
São Paulo/SP – Cep:
Tel: 3816-1290 / 3032-9675
E-mail: ima@imafotogaleria.com.br
http://www.imafotogaleria.com.br

Veja abaixo os links organizados para que você conheça melhor o trabalho que João Bittar desenvolve no Curso de Fotojornalismo na Ímã Foto Galeria, através das matérias e noticias relacionadas.

1. Assista ao vídeo com o fotojornalista João Bittar produzido pela Ímã Foto Galeria. : clique aqui .

2.Assista o vídeo de João Bittar contando histórias do Fotojornalismo. : clique aqui .

3. Entrevista com Genésio Filho, aluno do curso de fotojornalismo com João Bittar do segundo semestre de 2007. Confira! : clique aqui .

4.Entrevista com Daniel Teixeira, aluno do curso de fotojornalismo com João Bittar do segundo semestre de 2007. Confira! :clique aqui .

5. João Bittar fala sobre o fotojornalismo e a invasão digital. : clique aqui .

6. Editor Sênior da revista National Geographic visita alunos do curso de fotojornalismo. :clique aqui .

7. Rodrigo Paiva, fotógrafo da Folha de São Paulo, conta sobre a sua formação profissional na Imã. clique aqui .

8.. Aluno de fotojornalismo tem suas fotos publicadas na Revista Carta Capital. :clique aqui .

9. Entrevista com o repórter fotográfico da Folha de São Paulo, Apu Gomes, aluno do curso de fotojornalismo de João Bittar. : clique aqui .

10. João Bittar escreve sobre Henri Cartier Bresson e criação da agência Magnum. Clique aqui

11. Mostra fotográfica reúne imagens dos alunos do curso de fotojornalismo 2005.Clique aqui

12. “Marta e Favre- Um amor fatal”, por João Bittar. Clique aqui

13.Exposição “Novelas exemplares”, do alunos do curso de fotojornalismo 2004. Clique aqui

14. Daniela Schneider lança o projeto “Heliópolis- Cidade Colorida” na 6a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.Clique aqui

15.Rogério Ferrari apresenta exposição “Palestina- A eloqüência do sangue”. – Exposição que reúne 28 imagens feitas em preto e branco, de janeiro a abril de 2002, nos territórios ocupados por Israel na Palestina. É o registro da vida e da resistência do povo palestino feita por um fotógrafo brasileiro, sem vínculo com qualquer instituição ou partido. Esse é também o título do livro que inclui fotos e versos de poetas palestinos lançados pelo autor, de modo independente, em outubro de 2004 Clique aqui

16. Exposição “Non ducor duco: conduzo, não sou conduzida”, dos alunos do curso de fotojornalismo 2005 Clique aqui

17. Entrevista com Hélio Campos Melo ex-editor da revista ISTOÉ e atualmente editor da revista BRASILEIROS Clique aqui

————————————————————–

**A busca por uma linguagem moderna, objetiva e focada em resultados práticos.
Uma coisa é certa: a fotografia só se desenvolve com muita prática, dedicação e persistência.Em toda a minha vida profissional, só tive a oportunidade de fazer um único curso de fotografia há 25 anos atrás com Vera Albuquerque no Museu Lasar Segall. Foi ela quem me ensinou a dar os primeiros passos teóricos na construção de uma imagem e a desenvolver o entendimento da luz na fotografia preto e branco. Depois, meu aprendizado foi prático, na rua e na raça com a Agência Angular, na época comandada pelo fotojornalista João Bittar, hoje, editor de fotografia das duas maiores revistas da Editora Globo: Quem e Época.Walter Firmo foi e sempre será uma referência para todos nós. Além de ser um bom amigo, ele é um dos maiores fotógrafos brasileiros de todos os tempos, com um olhar diferenciado e uma estética própria dos grandes mestres. Já Paulo Klein é fotógrafo, jornalista, mas foi como crítico de arte que se destacou. Momento mais oportuno do que este para participar desta edição do seu Workshop de Curadoria em Artes Visuais, não poderia haver. Seu Workshop será realizado durante a Bienal de Arte de São Paulo. O encerramento será um dia inteiro dedicado ao entendimento desta próxima bienal com a visitação ao local e ao aprendizado direto,observando, as obras seus autores e suas propostas.Paulo Klein sempre lutou pelo reconhecimento da fotografia no campo das artes visuais e traz na bagagem a curadoria de inúmeros livros e exposições, o mais recente é o The Art Book Brasil, com a participação de dez dos maiores fotógrafos autorais brasileiros. E finalmente, para quem tem a agenda cheia, criamos um curso de sábado, básico, com Nelson Paim.Tenho muito orgulho em compartilhar com vocês, o convívio, a experiência e a sabedoria que estas pessoas oferecem nestes cursos de fotografia.
Sejam bem vindos.

Egberto Nogueira

AGUARDE os workshop na Imã

Assista os vídeos produzidos pela Ímã Foto Galeria:

1.Walter Firmo:clique aqui.Sob a orientação de um dos maiores fotógrafos coloristas do país, exercite a sua criatividade e entendimento da cor e aperfeiçoe o uso dos varios tipos de filmes cromo (slide) e fotografia digital. Aulas com projeções dos trabalhos de Walter Firmo e de outros fotógrafos brasileiros e estrangeiros. Saídas fotográficas em grupo com análise posterior do material. Exposição dos alunos no espaço da galeria no final do Curso.

2..Neste vídeo o curador e critico de arte Paulo Klein fala do Workshop sobre curadoria em artes visuais e fotografia que ocorre na Imâ Foto Galeria. Paulo apresenta o programa do curso, dizendo o que ele vai consistir.Clique aqui

Neste vídeo o curador e crítico de arte Paulo Klein apresenta o livro The Art Book Brasil , um resultado de sua vivência com a fotografia de mais de 30 anos. Em torno deste livro é que será trabalhada a curadoria de um livro de fotografia , no Workshop de Curadoria em Artes Visuais, com ênfase em Fotografia que será realizado na Ïmã Foto Galeria. No vídeo, Paulo fala um pouco do trabalho dos fotógrafos que participaram do livro, como: Cássio Vasconcellos, Christian Cravo, Mario Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Eustáquio Neves, Gal Oppido, Claudia Jaguaribe, Claudio Edinger, Márcio Scavone e Vânia Toledo.Clique aqui

Neste vídeo, produzido pela ímã Foto Galeria, o curador e crítico de arte Paulo Klein fala sobre a aceitação da fotografia no âmbito das artes visuais; também apresenta o Workshop sobre curadoria em artes visuais e fotografia que será realizado na Ímã Foto Galeria. Além disso, Klein explica o processo criativo e trabalho de importantes fotógrafos como Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Gal Oppido e Vik Muniz que utilizam a fotografia como formação na construção artistica e plástica..Clique aqui

3. Karime Xavier – Workshop de retratos,luzes e afins. Será um wokshop no qual o aluno será motivado a pensar o “retrato” de forma diferente. O que é uma pauta. Tipos de pautas na grande imprensa. A relação entre o fotógrafo e o fotografado. O dia a dia de um fotógrafo retratista na imprensa. Bastidores das fotos. As dificuldades e as saídas criativas para a formação da imagem. Possibilidades de enquadramentos, iluminação e ângulos com finalidade de obter retratos bem compostos e atraentes. Aula prática com modelo e análise dos resultados. Clique aqui

4. Roberto Guglielmo – Workshop de técnicas de estúdio: O Workshop ensina e desenvolve as técnicas da fotografia de estúdio. Como operar a câmera fotográfica em grande formato, iluminação, fundos, posicionamento das modelos, etc. Aprender a dirigir e a fotografar uma modelo e técnicas de fotografia de still (fotografia de objetos). Os alunos irão colocar a mão na massa. Eles mesmos montarão o estúdio com o auxílio de Roberto e seus assistentes, tendo acesso total a todos os equipamentos.As inscrições do Workshop serão na Ímã Foto Galeria – Rua Fradique Coutinho 1239 e as aulas no estúdio do próprio Roberto – Rua Beatriz, 145 (Vila Madalena- próximo a Ímã Foto Galeria). Clique aqui

5. Clique aqui e assista a fotógrafa e artista plástica, Avani Stein, falando sobre a proposta do Workshop de Foto Arte O Workshop de FotoARTE é um projeto/oficina que visa possibilitar ao seu público alvo um espaço de reflexão e produção de imagens diferenciadas no universo da fotografia, utilizando técnicas alternativas de fácil execução e com materiais acessíveis, intervindo criativamente sobre o universo fotográfico.

6. Workshop com o fotógrafo Iatã Cannabrava
Workshop com o fotógrafo Iatã Cannabrava. . O programa do curso se baseia no desenvolvimento de um projeto cultural da concepção à edição final. O coordenador irá acompanhar o desenvolvimento do projeto de cada um. Serão abordadas desde questões básicas da fotografia, a era digital e principalmente serão discutidas questões relativas a linguagem fotográfica e os elementos que configuram um ensaio fotográfico assim como métodos e formas de apresentar um projeto.
mais informações clique aqui.

Nos encontre:

Veja nossos vídeos em nosso canal no Youtube:
CLIQUE AQUI

No TWITTER

No FACEBOOK

Torne-se fã de nossa comunidade no Facebook:
CLIQUE AQUI

No BLOG

No ORKUT

No FLICKR

E por fim acesse o nosso site:
CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s