WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PESSOAL E CULTURAL COM IATÃ CANNABRAVA E WORKSHOP DE FOTO ARTE COM AVANI STEIN

Iatã Cannabrava _ Workshop de Desenvolvimento de Projeto Pessoal e Cultural
Dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2011 na Ímã Foto Galeria.
Faça já sua inscrição. Vagas Limitadas!

Programe-se e reserve sua vaga para o Workshop de Desenvolvimento de Projeto Pessoal e Cultural com
Iatã Cannabrava

“O mundo contemporâneo exige que o artista, estabeleça duas vias em seu trabalho. A primeira relacionada à sua arte, a qual estabelece um contato intimo e individualista. Em segundo, surgindo em contramão, existe a necessidade de saber caminhar por meios burocráticos, administrativos e midiáticos. Esta forma é o desenvolvimento do projeto pessoal e cultural”, explica Iatã Cannabrava.

É pensando assim que o fotógrafo e produtor cultural, Iatã Cannabrava, convida você para participar do Workshop de Desenvolvimento de Projeto Pessoal e Cultural,

O programa se baseia no desenvolvimento de um projeto cultural da concepção à edição final. O coordenador irá acompanhar o desenvolvimento do projeto de cada aluno, principalmente serão discutidas questões relativas a linguagem fotográfica e aos elementos que configuram um ensaio fotográfico assim como métodos e formas de apresentar um projeto.

– Apresentação do curso e da trajetória do coordenador
– Apresentação teórica sobre ensaio fotográfico
– Dicas para elaboração de projetos / dinâmica de grupo: redação de um projeto
– A busca pela unidade formal e temática
– Escolha de materiais e equipamentos
– Planilhas de orçamento
– Mecanismo de financiamento de projetos (Lei Rouanet, Lei Mendonça)
– Captação de recursos
– Direitos autorais
– Etapas de desenvolvimento de um projeto: idealização, redação, orçamento, venda, pré- produção, produção, fechamento e prestação de contas
– Exposição: tema, espaço, adequação ao espaço, produção (cópias, montagem, iluminação), divulgação (convite, catálogo, assessoria de imprensa)

Iatã Cannabrava

Iatã Cannabrava é coordenador do Estúdio Madalena e fotógrafo.
O Estúdio Madalena foi fundado em 1989 e organiza o Paraty em Foco, o Encontro de coletivos fotográficos Ibero-Americanos, a expedição fotográfica De olhos nos mananciais e o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.
Organizou projetos como Revele o Tietê que Você Vê (1991); Foto São Paulo (2001) e Povos de São Paulo – Uma Centena de Olhares sobre a Cidade Antropofágica (2004), além de mais de 30 exposições e 80 workshops.
Como fotógrafo, Iatã desenvolve trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles. Participou de mais de 40 exposições. Foi ganhador dos prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo, em 1985; do concurso Marc Ferrez da FUNARTE, em 1987 e de dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1996 e 2006. Suas fotografias foram publicadas em oito livros. Em agosto de 2009, lançou seu último livro, Uma Outra Cidade, pela editora 3º Nome e Imprensa Oficial do Estado. Integra as coleções MASP-Pirelli, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva e MAM/São Paulo.

Serviço:

Data: 14, 15 e 16 de Outubro
Valor: R$ 500,00
Vagas: 20
Cronograma: dia 14/10 (6˚feira) das 20h às 22h30dia 15/10 (sábado) das 9h às 13h e das 14h às 18h30 04/12 (domingo) 9h às 13h e das 14h às 18h30

Faça já a sua inscrição! As vagas são limitadas, garanta a sua!

Inscrições e informações: (11) 3816-1290, (11) 2594-3687 ou nextel (11)7810-5793 ou pelo email: ima@imafotogaleria.com.br
Local: Íma Foto Galeria – End: Rua Fradique Coutinho, 1239 – Vila Madalena
Estacionamento em frente com convênio
Para saber mais sobre os cursos da Ímã Foto Galeria
> Clique aqui

Vídeos relacionados a Iatã Cannabrava:
Aqui você conhece um pouco mais em matérias e noticias relacionadas.

1.site oficial Iatã

2.Entrevista com Iatã Cannabrava realizada no Fórum de Fotografia

3.Leia aqui a entrevista concedida a Alexandre Belém, do blog Olhavê, em março de 2008

4.Iatã Cannabrava: Modelos de gestão de redes, encontros e festivais

5.”Uma Outra Cidade” de Iatã Cannabrava
Ensaio sobre a periferia de grandes cidades latino-americanas
Música: Racionais Mc e Dj Ne

6.Iatã Cannabrava explica a importância do Workshop de Desenvolvimento de Projeto Pessoal – clique aqui

7. Saiba mais sobre o projeto “Expedição de olho nos Mananciais”, coordenado pelo fotógrafo Iatã Cannabrava. As inscrições estão abertas para participar desta aventura fotográfica

8. Leia entrevista com Iatã Cannabrava

9. Saiba mais sobre o projeto “Povos de São Paulo- Uma Centena de Olhares sobre a Cidade Antropofágica”, realizado em comemoração aos 450 anos da capital paulista.

10. Entrevista com Iatã Cannabrava sobre o ensaio fotográfico “Uma outra cidade”, realizado na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Léo Burnett, apresentado também no o Foto Rio e Foto Arte Brasília.

11. Confira a galeria de Iatã Cannabrava em nosso site.

______________________________________________________________________________________________________________________

Workshop de Foto Arte com Avani Stein
Dias 27, 28 e 29 de Outubro de 2011 na Ímã Foto Galeria
Faça já sua inscrição.Vagas Limitadas!

Assista a fotógrafa e artista plástica, Avani Stein, falando sobre a proposta do Workshop de Foto Arte que acontece, nos dias 27,28 e 29 de Outubro, na Ímã Foto Galeria

Programação do Workshop de Foto Arte:

Justificativa/Objetivo

O Workshop de FotoARTE é um projeto/oficina que visa possibilitar ao seu público alvo um espaço de reflexão e produção de imagens diferenciadas no universo da fotografia, utilizando técnicas alternativas de fácil execução e com materiais acessíveis, intervindo criativamente sobre o universo fotográfico.

Estamos a todo o momento absorvendo, produzindo, consumindo e descartando imagens . De uma forma passiva, no mais das vezes, participamos de um jogo em que o mundo visual vale apenas por sua efemeridade: porque re-elaborar as imagens recebidas se o fluxo de informação é contínuo e abundante?

No contrafluxo desta tendência contemporânea o Workshop de FotoARTE se propõe a originar um espaço de criação onde o mero consumidor se transforma em produtor/ pensador de imagens, reciclando cópias fotográficas comuns.

É também num mundo cada vez mais dominado pelo universo digital e hipermediadas que um contato direto com a matéria, resgatando o fazer manual e a simplicidade do desenho, reacendem o olhar crítico sobre essa era da velocidade e do desperdício.

Técnica de intervenção:

– Com estiletes pregos, lixas e outros
– Com toque de tinta: acrílico, guache, nanquim
– Processos de abrasão
– Criando efeitos pictóricos

Cronograma

– Exposição básica das propostas e técnicas, histórico da pesquisa.
– Entrega de lista de material.
– Pintando fotos
– Produzir ferramentas e riscar
– Abrasão e colagens
– Usando todas técnicas ao mesmo tempo

Conheça o trabalho de Avani Stein em nossa galeria
CLIQUE AQUI

Avani Stein e 12 alunos produziram imagens diferenciadas, utilizando técnicas alternativas de fácil execução e com materiais acessíveis, intervindo criativamente sobre o universo fotográfico. A Oficina de FotoARTE propõe originar um espaço de criação onde o mero consumidor se transforma em produtor/ pensador de imagens, reciclando cópias fotográficas comuns.

“ Uma das coisas que mais chama a atenção neste workshop é a capacidade que a Avani Stein tem de transmitir aos seus alunos a técnica e a intensidade do seu trabalho. Por isso os links abaixo. Impressiona ver o resultado do trabalho dos alunos. Já tivemos até exposição e trabalhos vendidos. Você percebe a influência de maneira clara. Poucos artistas conseguem transmitir tão bem a sua maneira de trabalhar como Avani.”

Egberto Nogueira

E mais: o programa Starte da Globonews fez uma edição voltada à arte e ao negócio no mundo da fotografia, que está superaquecido no Brasil.
Avani mostra seu trabalho e fala sobre suas técnicas no espaço principal da galeria.

E também na TV GAZETA no Jornal da Gazeta, entrevistada falando sobre Foto Arte.

Biografia de Avani Stein

Avani Stein (Porto Alegre RS 1941). Fotógrafa. Formou-se pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS), em 1972, passando a se dedicar ao fotojornalismo em seguida. Radicou-se em São Paulo (SP), onde colaborou inicialmente com a Folha de S.Paulo, entre 1984 e 1986; e depois com as revistas IstoÉ, entre 1986 e 1988; e Globo Rural, entre 1989 e 1993, passando a trabalhar de forma independente nos anos 90. Motivada pelo estudo da pintura, passou, a partir de meados da década de 90, a sobrepor elementos criptográficos às suas composições fotográficas. Seu trabalho faz parte do acervo da Prefeitura de São Paulo.

CURRÍCULO

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS -1975.

REPÓRTER FOTOGRÁFICA

PUBLICAÇÕES: Revistas: Isto É, Veja, Globo Rural, Status, Shalom, Brasil Transportes e Revista D&D – Editora Abril, Editora Globo. Jornais: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Jornal Acrópole, Shopping News, News Week, Pasquim, Movimento, Versus.

REPORTAGENS ESPECIAIS: Revolução Sandinista – Nicarágua, 1979; Acidente Atômico Three Mile Island – USA-1979; Visita do Papa – New York, 1978; Vista de Fidel Castro – New York, 1978; Terremoto na Guatemala – 1976.

LIVROS – capas: Arquitetura, Cidade e Natureza – IAB/SP; Eco-92 – Editora Globo; Pérez Aguirre –capa e miolo – Editora Vozes; Nicarágua: A Revolução das Crianças, Caco Barcellos – capa e miolo – Mercado Aberto.

EXPOSIÇÕES:
Individuais: DA JANELA – Aliança Francesa, São Paulo, 1994; DE CARA – Galeria da Consolação, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 1994.
Coletivas: Agência Angular – Casa Fuji, 1993; Mês Internacional da Fotografia – SESC-Pompéia, 1993; Fotógrafos – Folha de S. Paulo, 1985; Mostra São Paulo Arte – MIS, 1983; Terremoto da Guatemala – Sindicato dos Jornalistas, 1977; Terremoto da Guatemala – Jornal Versus, 1976.

FOTOARTE:
Trabalha com criação de fotoarte desde 1995.

EXPOSIÇÕES:
Individuais: MICHMASH – Teatro São Pedro, Porto Alegre, julho/1998) e Museu da Imagem e do Som – MIS, São Paulo, fevereiro/1999. CASA-COR ESCRITÓRIOS e VIP Diners Club, Porto Alegre. BALEIA-FRANCA – Garopaba – SC, outubro/1999; MICHMASH – fotos feridas e sonhos imaginados – João Pessoa/2004.

Coletivas: TRIBUTO A PORTO ALEGRE – White Gallery; Bienal de Curitiba – 1998; Gaúchos na Bienal – Usina do Gasômetro, Porto Alegre, fevereiro/1999; BALEIAS NO QUINTAL – Porto Alegre, março/2000; UMA VIAGEM DE 450 ANOS – Sesc São Paulo/2004; CIDADE DAS MULHERES – São Paulo/2004; AMANTES DA FOTOGRAFIA – São Paulo/2004.

Retratos Manipulados: Lúcio Costa, Pietro Maria Bardi, Anita Bauminger, Aldo Lins e Silva, Julio César Pisa Toledo, Arnaldo Jabor, Dalai Lama, Fernando Henrique Cardoso, Fernanda Montenegro, Oscar Freire, Silvana Mattar.

• Postais e Cartões: Igreja Dominicana – São Paulo, 1996.
• Publicação de matéria especial na revista PAPPARAZZI – abril/1998.
• Cartaz da 4º Bienal Internacional de Arquitetura – São Paulo/2000.
• Selo Comemorativo do Centenário de Pietro Maria Bardi – Masp/2000
• Exposição Coletiva dos Cinco Elementos – Casa das Rosas/2000
• PIRELLI-MASP – Catálogo e Exposição na Galeria do MASSP/2001
• Exposição Individual – Interferência, Paisagem Urbana – MIS / 2005/2006
• Coleção Pirelli/Masp de Fotografias – Porto Alegre / 2006
• A partir de 2003, inicia trabalho de curadoria e professora na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – AEAUsp.

Conheça o trabalho de Avani Stein em nossa galeria – CLIQUE AQUI

Serviço
WORKSHOP DE FOTO ARTE COM AVANI STEIN
Início: 27 de Outubro
Duração: 27, 28 e 29 de OutubroHorário: 27, quinta-feira (das 20:00h às 22h30), 28, sexta-feira (das 20:00h às 22:30) e sábado, dia 29, das 10:00h às 13:00h (com uma hora para almoço) e das 14:00h às 18:00h.
Valor: R$ 400,00
Vagas: 20
Inscrições e informações:
(11) 3816-1290 / 2594-3687
ima@imafotogaleria.com.br

Faça já a sua inscrição! As vagas são limitadas, garanta a sua!

Inscrições e informações: (11) 3816-1290, (11) 2594-3687 ou nextel (11)7810-5793 ou pelo email: ima@imafotogaleria.com.br
Local: Íma Foto Galeria – End: Rua Fradique Coutinho, 1239 – Vila Madalena
Estacionamento em frente com convênio
Para saber mais sobre os cursos da Ímã Foto Galeria
Clique aqui

Fique Ligado:

WORKSHOPS COM DATAS CONFIRMADAS AGENDE-SE

– Workshop, de Retrato, Luzes e Afins nos dias 10, 11 e 12 de Novembro
Karime Xavier: Clique aqui Workshop de retratos, luzes e afins. Será um workshop no qual o aluno será motivado a pensar o “retrato” de forma diferente.

– Workshop de Técnicas de Studio, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro
Roberto Guglielmo : Clique aqui Workshop de técnicas de estúdio: O Workshop ensina e desenvolve as técnicas da fotografia de estúdio.

– Workshop Universo da cor, nos dias 02, 03 e 04 de dezembro.
Walter Firmo:clique aqui.Sob a orientação de um dos maiores fotógrafos coloristas do país, exercite a sua criatividade e entendimento da cor.

Nos encontre:

Veja nossos vídeos em nosso canal no Youtube:
CLIQUE AQUI

No TWITTER

No FACEBOOK

Torne-se fã de nossa comunidade no Facebook:
CLIQUE AQUI

No BLOG

No ORKUT

No FLICKR

E por fim acesse o nosso site:
CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s