HOJE DIA 15 DE FEVEREIRO! A IMÃ FOTO GALERIA E EDITORA HEDRA. Convidam para o coquetel de lançamento do livro LULISMO, CARISMA POP E CULTURA ANTICRÍTICA.


Quarta-feira, 15 de fevereiro, às 19 horas
na Livraria Martins Fontes Paulista
Av. Paulista, 509
Fone: 2167-9000 (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô).

COM FOTOS DE JOÃO BITTAR (1951–2011)
COMO A DA CAPA “UMBIGO DO LULA”

Lula X congresso dos metalurgicos Poços de Caldas 25/04/1979 Lula X congresso dos metalurgicos Poços de Caldas 25/04/1979

O LIVRO:

Lulismo: carisma pop e cultura anticrítica traz uma intepretação ampla e também um documento do fim de um tempo fundamental na história do Brasil contemporâneo e deve ajudar sobremaneira a leitura futura do período Lula. Tales Ab’Sáber realiza um estudo inédito da natureza e das mutações próprias ao carisma do político e do ex-presidente Lula, esclarecendo com a argúcia própria à psicanálise, mas também, e principalmente, com um testemunho histórico encarnado, os elementos fundamentais que acabaram por compor a última fase do poder pessoal do ex-presidente, aquela que o analista pensou em uma chave nova, a que chamou de carisma pop.

Sindicato convoca a categoria para assembleia no estadio de vila euclides 13/05/1979

Estadio de Vila Euclides 14/05/1979 (atual estadio municipal 1 de maio) em São Bernardo do Campo, palco das assembleias dos movimentos sindicais do ABC paulista. Um dos maiores atos publicos com a participação de cerca de 150.000 pessoas. A intervenção no sindicato foi suspensa no dia 15 de maio e a diretoria do sindicato reassume oficialmente no dia 18 de maio de 1979

Como é próprio de seu pensamento, de modo surpreendente, a avaliação crítica de Ab’Sáber aponta para horizontes quase que verdadeiramente recalcados, revela questões que são muito problemáticas de uma maneira quase invisível à ideologia corrente que celebra a qualquer preço a expansão do mercado no país, tratando do debate e da nova realidade de um pacto simbólico de mercado estabelecido pelo governo do ex-presidente Lula como verdadeiro fio da meada de seu projeto e de sua poderosa eficácia carismática. Ab’Sáber avalia então não só o governo pregresso, mas o estatuto da cultura brasileira que se formou durante o período Lula, em uma perspectiva crítica incomum entre nós.

Em lados opostos da mesa de negociação Salarial, Luis Inacio Lula da Silva e Luis Eulalio Bueno Vidigal

Lula é carregado pelos metalurgicos em greve 02/04/1980

Trata-se de um livro importante para todos que se interessam pela história política e social recente do Brasil, que buscam compreender os vínculos dialéticos entre a política e a vida da cultura ou que se interessam pela questão da natureza do poder carismático na política e a eficácia real de um governo em uma democracia de massas contemporânea. O livro traz ainda um ensaio fotográfico de João Bittar retratando o ex-presidente Lula.

Lula reassume o sindicato apos intervenção 18/01/1979

Congresso dos metalurgicos de SBC realizado no Guaruja. Hoje eu não tou bom dizia João Ferrador, na camiseta de Lula. Este personagem foi criado pelo jornal a Tribuna metalurgica para atrair a atenção, passar a mensagem e fugir da censura militar. 08/10/1978

Tales Ab’Sáber, psicanalista e ensaísta, é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professor de Filosofia da Psicanálise da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), autor de O sonhar restaurado: formas do sonhar em Bion, Winnicott e Freud (Editora 34, 2005) e A música do tempo infinito (CosacNaify), no prelo.

João Bittar (1951–2011) foi criador da importante agência de fotojornalismo Angular na década de 1980. Ao longo de mais de 40 anos dedicados à fotografia, Bittar foi fotógrafo e editor das maiores revistas e jornais do país, como Veja, Isto é, Gazeta Mercantil, e Época, além de ter sido o responsável pela implantação do processo de digitalização fotográfica na Folha de São Paulo. Bittar formou várias gerações de fotógrafos, tais como Marlene Bergamo, Chico Ferreira, Egberto Nogueira, Rogerio Assis e Apú Gomes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s